* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA PARCERIA KAS-OM:

    Representantes da política, administração pública, sociedade civil, igrejas, mídia, setor privado, estudantes conhecem os processos democráticos e do Estado de direito com base em valores democratas e os aplicam na prática. 

     

    OBJETIVOS DO CURSO

    a) Auxiliar os participantes na compreensão de conceitos essenciais para a compreensão dos desafios da Democracia no Brasil. 

    b) Apresentar de forma acessível e linguagem simples os meandros de Organização do Estado, Divisão de Poderes, Sistemas e Regimes de Governo; 

    c) Compartilhar reflexões importantes para a compreensão da gestão de políticas públicas e o exercício da participação em contexto democrático. 

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas

    Temas:
    Princípios da Democracia

  • Programa completo

  • Democracia

    O conceito de democracia varia ao longo do tempo e pode ser visto como um bem cultural, presente na vida cotidiana de todos os cidadãos como valor. Compreender a discussão acerca de suas mudanças e conhecer seus paradigmas atuais é uma tarefa fundamental para se compreender a política. Esta aula dará ênfase ao histórico e ao contexto atual da realidade brasileira.

    Organização do Estado e Poderes

    A teoria acerca da divisão dos poderes em Estados Democráticos passa pela compreensão acerca das atribuições dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Debater o papel destes poderes na realidade brasileira é um dos objetivos centrais dessa aula.

    Políticas Públicas

    As políticas públicas são produtos da democracia. A partir dos conflitos da sociedade, problemas públicos e demandas e objetivos definidos pelo interesse público, nascem ações, programas e projetos do Governo. As políticas são entregas tangíveis, que percebemos no processo de evolução e transformação da própria democracia. Estudá-las é essencial para compreender a maturidade de um sistema federativo, republicano e democrata.

    Sistemas e Regimes de Governo

    Os sistemas de governo são variáveis fundamentais para compreensão das democracias existentes ao redor do mundo. Este encontro pretende debater sobre as principais características do presidencialismo e do parlamentarismo, bem como, tratar das características do sistema brasileiro de modo a permitir análises mais consistentes sobre o cotidiano político.

    Democracia e Participação Social na Prática

    Quais são os canais e possibilidades de participação direta dos cidadãos na gestão de políticas públicas e na vida democrática das cidades e do país? Quais formatos, metodologias e instrumentos de gestão participativa já existem no Brasil e quais são os papéis do cidadão, das lideranças políticas e da burocracia nesse contexto?

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Humberto Dantas

    Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor coordenador do curso de pós-graduação na FESP-SP, CLP e FIPE-USP. Coordenador dos cursos modulares de Cidadania e Política da Oficina Municipal. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão. Blogueiro do portal Estadão.com.br.

    Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

    Noimg-grid_2

    Lara Mesquista Ramos

    Pesquisadora permanente do CEBRAP, Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente faz o doutorado em Ciência Política no IESP/UERJ. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, desde 2001. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Bruno Souza da Silva

    Bruno Souza da Silva, Doutorando em Ciência Política na UNICAMP. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, sendo também pesquisador do Laboratório de Política e Governo (LabPol/UNESP). Pesquisador do Grupo de Estudos Legislativos da UNICAMP e do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF). Graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição (Bacharelado e Licenciatura). Diretor do Movimento Voto Consciente (MVC). Professor de cursos de Educação Política em projeto da Fundação Konrad Adenauer Stiftung nas periferias de São Paulo. Docente no Projeto "Parlamento Jovem" no município de Araraquara, parceria entre a UNESP e a Câmara Municipal de Araraquara (2014 e 2015). Sócio e consultor na empresa ARKOS - Educação, Criatividade e Consultoria em Política (2015 e 2016). Colunista político no blog "Legis-Ativo" do Jornal Estadão. Comentarista político em rádios e canais de televisão, sendo que entre 2014 e 2015 foi comentarista semanal da TV Cultura Paulista. Coordenador e docente no Programa de Educação Política da Laticínios Tirolez Ltda. (2018).

    Noimg-grid_2

    Tamara Ilinsky Crantschaninov

    Gestora de Políticas Públicas (EACH/USP), mestra e doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV), com estágio de pesquisa na Erasmus University Rotterdam (2016-2017), tem como foco de atuação a interação entre sociedade civil e Estado em suas diversas formas, principalmente por meio de espaços institucionais de participação democrática. Foi Chefe de Assessoria Técnica do Gabinete do Prefeito de São Paulo (2013-2014) e Assessora Técnica da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2014-2016). É professora do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Gerente Executiva na QCP Consultoria, Projetos e Editora Ltda. É organizadora da Iniciativa Brasilianas, que visa articular mulheres para ocupar espaços na política institucional e estimular políticas públicas com recorte de gênero.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil