* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Resultados Esperados:Atores da sociedade civil, partidos políticos, jovens e mulheres participam ativamente em instâncias e mecanismos de controle, bem como em espaços de formação da opinião pública. 

    Metodologia:

    Aula expositiva dialogada; estudo de caso em grupo; 

    Temas:
    Princípios da Democracia

  • Programa completo

  • Democracia

    O conceito de democracia varia ao longo do tempo e pode ser visto como um bem cultural, presente na vida cotidiana de todos os cidadãos como valor. Compreender a discussão acerca de suas mudanças e construir as bases para seus paradigmas atuais é uma das tarefas das mais relevantes. A ênfase na realidade brasileira é essencial aos objetivos do curso.

    Política Pública

    Compreender o conceito de política pública é essencial para entender o exercício da democracia e como se organizam os conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado para garantir o acesso dos indivíduos a determinados direitos.

    Organização do Estado e Poderes

    A teoria acerca da divisão dos poderes em estados democráticos passa pela necessária compreensão acerca das atribuições centrais do Legislativo, Executivo e do Judiciário. Debater tal aspecto à luz da realidade brasileira é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais dessa aula.

    Sistemas e Formas de Governo

    Os sistemas de governo são variáveis fundamentais para compreensão das democracias existentes ao redor do mundo. Este encontro pretende debater sobre as principais características do presidencialismo e do parlamentarismo, bem como, tratar das características do sistema brasileiro de modo a permitir análises mais consistentes sobre o cotidiano político.

    Ética e democracia: participação e compromisso

    Compreender o conceito de ética e aplicá-lo à política democrática é principal desafio desta aula que permitirá uma discussão mais profunda sobre o tema na nossa realidade. O compromisso estabelecido entre representantes e representados é uma das principais chaves para o debate acerca da ética em contextos democráticos.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Humberto Dantas

    Cientista social, com mestrado e doutorado em ciência política pela USP. Pesquisador, pós-doutorando da FGV-SP. Professor universitário desde 1999, com experiência em instituições como Insper, São Camilo, FGV-SP, EACH-USP, FAAP, Anhembi Morumbi entre outras. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP, Economia Brasileira da FIPE-USP e Liderança e Gestão Pública do CLP-Singularidades.

    Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

    Noimg-grid_2

    Bruno Souza da Silva

    Doutorando em Ciência Política na UNICAMP. Mestre em Ciências Sociais pela UNESP, Faculdade de Ciências e Letras/Araraquara, sendo também pesquisador e professor de cursos de Educação Política pelo Laboratório de Política e Governo. Graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Comentarista semanal de política na TV Cultura Paulista. Colunista político no blog "Legis-Ativo" do Jornal Estadão realizado em parceria com o Movimento Voto Consciente (MVC). Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: 1) Vereadores, representação política e relações Executivo-Legislativo no nível local; 2) Eleições e sistema partidário no Brasil; 3) Democracia e processos de Educação Política.

    Noimg-grid_2

    Joyce Hellen Luz

    Doutoranda e mestre pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE - Cebrap) no projeto temático "Instituições Políticas, padrões de interação entre Executivo e Legislativo e Capacidade Governativa e é pesquisadora no Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI-USP).

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Humberto Dantas

    Cientista social, com mestrado e doutorado em ciência política pela USP. Pesquisador, pós-doutorando da FGV-SP. Professor universitário desde 1999, com experiência em instituições como Insper, São Camilo, FGV-SP, EACH-USP, FAAP, Anhembi Morumbi entre outras. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP, Economia Brasileira da FIPE-USP e Liderança e Gestão Pública do CLP-Singularidades.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil