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Estratégias Eleitorais e Coordenação de Campanhas em 2012

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Oferecer uma visão geral dos principais problemas da coordenação de campanhas e das estratégias eleitorais com vistas ao processo eletivo de 2012.

    Temas:
    Marketing Político

  • Programa completo

  • Aspectos legais das campanhas eleitorais e da administração pública

    O caráter legal tem ocupado cada vez mais espaço nas disputas eleitorais. Muitos pleitos têm terminado nos tribunais. Assim, um bom advogado e o conhecimento das leis são essenciais para o sucesso de qualquer campanha política. Iniciar o curso compreendendo o que é e o que não é permitido é levar o aluno a rever práticas culturalmente aceitas, que por vezes escapam à legalidade e podem comprometer campanhas inteiras. Além disso, a administração pública sofre com expressivas limitações que devem ser conhecidas e praticadas em nome do caráter legal da boa gestão. Metodologia: aula expositiva

    A Importância da Escolha do Coordenador, de suas Funções e Metas para o Pleito Eleitoral

    A cada pleito eleitoral, fica nítido que a coordenação da campanha ganha contornos profissionais, porém não se pode abrir mão da sensibilidade política. Para tanto a aula objetiva trazer elementos teóricos e práticos como sugestão de ferramentas a serem aplicadas no certame, analisando os seguintes elementos: O perfil do coordenador e sua importância. Definição das habilidades para escolha do coordenador. Organização do organograma da campanha com a definição das metas. Determinar a ordem de importância da campanha, política, jurídica e administrativa. A estruturação das áreas operacionais. Detalhamento das ações a serem desenvolvidas nas várias etapas da campanha.

    Coordenação de Campanhas para vereadores: Liderança - Comunicação - Pesquisas Qualitativa e Quantitativa - O Pensamento do Eleitor

    Ementa: Características de um coordenador de campanha, formação de equipes planejamento estratégico (montagem de estratégias, programação de eventos, ações e responsáveis, orçamento e controle gerencial de campanhas). Estratégia do Oceano azul Metodologia: Abordagem prática de campanhas

    Análise de casos de eleições municipais

    Ementa: analisar casos que permitam a compreensão de aspectos teóricos em ações práticas desenvolvidas ao longo das campanhas de 2008. Permitir ao aluno uma visão dos aspectos apresentados e promover um debate pautado em realidades diferentes vividas nas mais diferentes cidades do país. Metodologia: análise de cases com ênfase em um município de pequeno porte no interior de São Paulo.

  • Professores

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    Humberto Dantas

    Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor coordenador do curso de pós-graduação na FESP-SP, CLP e FIPE-USP. Coordenador dos cursos modulares de Cidadania e Política da Oficina Municipal. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão. Blogueiro do portal Estadão.com.br.

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    Marco Aurélio de Souza

    Vereador de 1992 à 2000.

    Prefeito da Cidade de Jacareí de 2001 à 2008.

    Professor da Administração Publica – Faculdade Anhanguera.

    Pós Graduado em Gestão Publica Municipal.

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    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

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    Paulo Silas Alvarenga de Melo

    Advogado. Pós-Graduado em Direito Público pela ESA-OAB-SP (Escola Superior de Advocacia). Vereador eleito por três mandatos no Munícipio de Taboão da Serra. Presidente do Instituto Municipalista Brasileiro. 

  • Coordenadores

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    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • militantes partidários, pré-candidatos a prefeito e vereador, jornalistas e assessores de imprensa, servidores públicos envolvidos em campanhas e público interessado.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil