* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Cultura no Município: Leis de Incentivo e Elaboração de Projetos

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Apresentação e Justificativa:

    Em razão das mudanças nesses últimos anos no setor cultural, as profissões desse meio se alteraram significativamente e por essa razão se faz necessário uma maior profissionalização dos que trabalham com arte e cultura.

     

    Considerando o contexto sócio cultural dos municípios, com sua riqueza e diversidade cultural, porém carente de profissionais capacitados para gerir todo o potencial de desenvolvimento cultural de um Estado, proveniente rapidez e dinâmica do mundo globalizado, resguardando sua identidade e utilizando a cultura, que pode ser um instrumento formidável de progresso econômico e social, mas que para tanto é preciso atores (profissionais) deste desenvolvimento cultural capacitados atuando de forma profissionalizada consciente da subjetividade do setor e da cadeia produtiva que gera renda, autoestima e capital social.

     

    Objetivos:

     

    Geral:

    O curso de “Cultura no Município: Leis de Incentivo e Elaboração de Projetos” tem como objetivo principal fortalecer a identidade da cultura brasileira, uma vez que formem profissionais capazes de lidar com políticas institucionais, que valorizam e difundem projetos artísticos e culturais conhecendo mecanismos fiscais e ferramentas criativas que aprimorem seus processos profissionais, visando o desenvolvimento de futuras manifestações de arte e cultura.

     

    Específicos:

    a) Formar e reciclar profissionais atuantes na área Cultural, com uma visão ampla e aberta à diversidade de práticas, conceitos e valores;

    b) Apresentar técnicas na elaboração de projetos culturais nas leis de incentivo à cultura Estadual e Federal;

    c) Desenvolver o pensamento na cultura como ferramenta efetiva de desenvolvimento econômico e social;

    d) Compartilhar estratégias, com vistas ao desenvolvimento de redes de relações que potencialize a viabilidade de realização de projetos culturais;

    e) Atender uma demanda de capacitação de profissionais atuante no setor cultural.

    Temas:
    Administração Pública Municipal

  • Programa completo

  • Mecanismos de Financiamento da Cultura – Parte I

    Abordagens das Leis de Incentivo e instrumentos alternativos de fomento, promoção e produção da cultura.

    Mecanismos de Financiamento da Cultura – Parte II

    Abordagens das Leis de Incentivo e instrumentos alternativos de fomento, promoção e produção da cultura.

    Laboratório de Projetos

    Atendendo à necessidade de efetivar na prática o conteúdo do curso, o laboratório tem como principal característica acompanhar o desenvolvimento e aplicação do conhecimento na construção de um pré-projeto em grupo.

    Apresentação de Projetos

    Possibilitando a troca de experiência, entre os participantes do curso serão realizadas apresentações em grupo (s), como resultados do aprendizado e estimulando novas iniciativas profissionais no campo de trabalhos com a área cultural.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Maria Cristina Merlo

    Profª Ms. Maria Cristina Merlo, graduada em Comunicação Social pela UAM, especialista em Projetos Culturais pela FGV e pós-graduação em Cinema pela ECA/USP. Leciona, desde 2002, cursos sobre Lei de Incentivo a Cultura e Gestão em Projetos Culturais. Atua na Confeitaria Cultural, desde 2006, com consultoria, elaboração e formatação de projetos artísticos e culturais.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores Públicos que atuam em Secretarias, Diretorias e Departamentos de Cultura; Entidades do Terceiro Setor e outras organizações não governamentais; Servidores de Câmaras Municipais; Profissionais e estudantes das áreas de gestão cultural, artes visuais, música, dança, cinema, teatro, ação cultural educativa, literatura etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil