Cidadania, Política e Gestão na perspectiva da Oficina Municipal na relação com o tema em questão
Ementa: apresentação dos participantes e reflexão conjunta sobre o protagonismo do cidadão-gestor; apresentação dos princípios orientadores da instituição e da visão de Estado Federativo; diálogo sobre a relação da área em questão com os problemas estruturais da cidadania, da politica e da gestão municipal.
Metodologia: Acolhida do grupo com apresentações pessoais e sensibilização em relação ao tema para promoção do conhecimento mútuo e do estabelecimento de vínculos entre os participantes. Incluir um momento para que os alunos possam falar sobre o que para eles foi mais significativo, procurando saber como eles poderiam aplicar estes conceitos na vida cotidiana.
A Guarda Municipal e a Gestão Local de Segurança
Ementa: Construção do significado do papel da Guarda Municipal na gestão local de segurança, partindo das experiências e do conhecimento dos participantes.
Metodologia: compartilhar experiências e conhecimentos a princípio em pequenos grupos e depois para todos os participantes.
Seleção, Formação, Treinamento e Supervisão: dilemas e desafios
Ementa: Políticas relativas à seleção, formação, treinamento e supervisão são determinantes para que a Guarda Municipal possa cumprir o seu papel. Nesta aula, iremos discutir os problemas mais frequentes e procurar identificar alternativas que possam levar ao sucesso das políticas.
Metodologia: as políticas dos municípios inscritos servirão como fundamento da discussão.
O papel das Guardas Municipais na segurança pública: algumas reflexões
Ementa: a municipalização da segurança pública é um assunto que vem fazendo parte da agenda política e acadêmica. Por um lado, alguns entendem que a municipalização envolve atribuir poder para que guardas desempenhem papel similar ao da Polícia Militar; por outro, este é um fenômeno em que se desenha o papel de um novo ator na segurança pública, que atua na prevenção e com base no poder administrativo. À medida que as Guarda Municipais adquirem maior espaço no campo institucional de policiamento, com questões ligadas ao monitoramento compartilhado do espaço urbano, faz-se necessária a convergência de atividades com a sociedade civil e outras instituições que compõe tal campo. O curso debaterá esforços relativos à articulação comunitária por parte das Guardas Municipais no campo do policiamento, posicionando seus gestores como “risk communicators” (comunicadores de risco), que atuam como facilitadores dos fluxos de comunicação que ocorrem entre as organizações presentes nesse campo.
Metodologia: Aula expositiva sobre teoria das organizações, discussão com base em casos reais apresentado por alunos e professor (Brasil e exterior - Japão), delineação de um plano de trabalho para dar maior ênfase na política de articulação comunitária por parte das Guardas Municipais.
Geoprocessamento e Análise Espacial do Crime
Ementa: Dimensionar os problemas relacionados à Segurança Pública. Relatar as fontes de dados demográficos e criminais: limitações e usos. Demonstrar a importância de observar os problemas locais. Demonstrar métodos e técnicas de análise de dados criminais. Discutir a viabilidade de projetos contra a violência, a criminalidade e conflitos sociais.
Metodologia: Será adotada a metodologia do ensino direto e dialogado, enfatizando ao máximo a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o curso. O levantamento de situações-problema, aproximados ao máximo da realidade do cotidiano dos alunos, serão realizados para potencializar a significância, aguçar a busca pelo conhecimento e antecipação de soluções aos fatos reais vivenciados e experienciados. Assim, serão adotadas estratégias diversificadas que possibilitem a participação ativa dos participantes no desenvolvimento das competências necessárias às atividades relacionadas com seu campo de atuação.
Urbanismo participativo para espaços seguros de convivência
Ementa: Apresentar a segurança dentro do paradigma de cidade sustentável, visando incluir a problemática da percepção da segurança neste contexto. Aprender a identificar e diferenciar aspectos ambientais e arquitetônicos passíveis de gerar condições facilitadoras dos atos delitivos no espaço público, assim como aqueles potencialmente favorecedores das condições de segurança e convivência.
Metodologia:
• Exposição teórica sobre o papel da segurança para a sustentabilidade urbana
• Exposição de métodos e ferramentas existentes para a construção e manutenção de espaços urbanos seguros
• Apresentação de estudos de caso envolvendo as técnicas apresentadas.
Urbanismo participativo para espaços seguros de convivência
Ementa: Como identificar e analisar os espaços públicos urbanos pela ótica da segurança subjetiva, e dessa forma colaborar junto a profissionais de outras disciplinas na construção de espaços urbanos seguros.
Metodologia:
• Apresentação do lugar de estudos por meio de imagens/vídeo e mapas
• Divisão dos alunos em grupos para análise do espaço proposto
• Conclusões finais: cada grupo apresentará uma ficha de análise e sobre os resultados se debaterão as dificuldades e aplicabilidade dos critérios estudados.