* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Política no Brasil - Módulo Extensivo

investimento:

gratuito

inscrições até 03.05.2019 Vagas esgotadas

Não há mais vagas disponíveis para o próximo oferecimento deste curso. Entre em contato para saber sobre possível lista de espera.

  • Objetivos do curso

  • a) Apresentar aspectos essenciais da política brasileira ao longo de nossa história, destacando os pontos que contribuíram para a construção da cultura política nacional;

    b) Esclarecer pontos básicos da legislação e do sistema eleitoral brasileiros, essenciais para a compreensão da política e dos processos de tomada de decisão nos governos e partidos;

    c) Contextualizar o papel de práticas que fazem parte do cotidiano da política brasileira, como lobby, advocacy, grupos de pressão e bancadas específicas;

    d) Ajudar a analisar possíveis cenários e tendências futuras para a política nacional a partir de elementos históricos, acadêmicos e técnicos.

    Metodologia:

    Aulas expositivas dialogadas 

    Temas:
    Política no Brasil

  • Programa completo

  • Política no Brasil – Panorama Histórico

    06.05.2019, 19:30-21:30

    Professor: Rodrigo Estramanho de Almeida

    Do Descobrimento à Independência, da Proclamação da República ao Estado Novo, da Ditadura Militar à Constituição de 1988: para o estudo da política no Brasil, é importante pontuar a linha do tempo e os fatos históricos que influenciaram e foram determinantes para o contexto político do país na atualidade.

    Sistema Eleitoral e Justiça Eleitoral

    13.05.2019, 19:30-21:30

    Professor: Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    A legislação eleitoral, o sistema proporcional na representação parlamentar e as regras do quociente eleitoral influenciam a tomada de decisões nos Partidos Políticos, ajudam a definir os caminhos das instituições nas esferas governamentais e são essenciais para a compreensão da política também quando estamos exercendo nosso papel de cidadão e eleitor. Por outro lado, também é importante entender os direitos políticos e a organização da justiça eleitoral previstas na Constituição brasileira.

    Cultura Política Brasileira

    20.05.2019, 19:30-21:30

    Professor: Christian Edward Cyril Lynch

    A evolução institucional da política brasileira ajuda a apresentar um retrato da construção de nossa cidadania e do que culminou com o atual sistema democrático em que vivemos. Esta aula pretende apresentar alguns elementos e conceitos ideológicos básicos que podem ajudar a perceber de maneira mais qualificada a evolução da cultura política nacional.

    Sociedade Civil e Governo: grupos de interesse e de pressão, bancadas, lobby, advocacy

    27.05.2019, 19:30-21:30

    Professor: Wagner Pralon Mancuso

    Lobby, advocacy, grupos de pressão e bancadas específicas: tudo isso faz parte do cotidiano da política brasileira e precisa ser estudado, sem preconceitos, em busca de uma compreensão integral do atual contexto da política nacional. Nem toda defesa de interesses pode ser confundida com corrupção ou tráfico de influência. A prática existe, vem se profissionalizando e pode ser uma parte importante no processo de tomada de decisão nos governos e na produção legislativa brasileira.

    Cenário político Brasileiro

    03.06.2019, 19:30-21:30

    Depois de quatro aulas que ajudam a explicar a evolução histórica e destacam elementos essenciais da política nacional na atualidade, a quinta aula ajuda a traçar perspectivas do cenário político-partidário e das políticas públicas para o Brasil dos próximos quatro anos.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rodrigo Estramanho de Almeida

    Sociólogo e psicanalista, é bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política (ESP) e mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é professor e coordenador na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP. É membro do departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autor de Maria das Almas (B4, 2015), A ficção da realidade (Alameda, 2018), entre outros livros, artigos e ensaios.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

    Noimg-grid_2

    Christian Edward Cyril Lynch

    Oficinamunicipal-grid_2

    Wagner Pralon Mancuso

    Professor do bacharelado em gestão de políticas públicas da USP.

    Professor e orientador credenciado nos programas de pós-graduação em ciência política e relações internacionais da USP.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil