* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • a) Apresentar aspectos essenciais da política brasileira ao longo de nossa história, destacando os pontos que contribuíram para a construção da cultura política nacional;

    b) Esclarecer pontos básicos da legislação e do sistema eleitoral brasileiros, essenciais para a compreensão da política e dos processos de tomada de decisão nos governos e partidos;

    c) Contextualizar o papel de práticas que fazem parte do cotidiano da política brasileira, como lobby, advocacy, grupos de pressão e bancadas específicas;

    d) Ajudar a analisar possíveis cenários e tendências futuras para a política nacional a partir de elementos históricos, acadêmicos e técnicos.

    Metodologia:

    Live Streaming pela rede social Facebook

    Temas:
    Política no Brasil

  • Programa completo

  • Política no Brasil – Panorama Histórico

    Do Descobrimento à Independência, da Proclamação da República ao Estado Novo, da Ditadura Militar à Constituição de 1988: para o estudo da política no Brasil, é importante pontuar a linha do tempo e os fatos históricos que influenciaram e foram determinantes para o contexto político do país na atualidade.

    Cultura Política Brasileira

    A evolução institucional da política brasileira ajuda a apresentar um retrato da construção de nossa cidadania e do que culminou com o atual sistema democrático em que vivemos. Esta aula pretende apresentar alguns elementos e conceitos ideológicos básicos que podem ajudar a perceber de maneira mais qualificada a evolução da cultura política nacional.

    Federalismo, Organização do Estado e Poderes no Brasil

    Compreender o Federalismo no Brasil é essencial para entender a lógica de funcionamento do Poder e o cotidiano de tomada de decisões na esfera pública. Junto a essa compreensão, é necessário também entender a estrutura do Estado brasileiro e dos Três Poderes, num sistema de freios e contrapesos que ajuda a equilibrar o exercício diário de gestão pública e a dinâmica política no país, do municípios ao Governo Federal.

    Sistema Eleitoral e Justiça Eleitoral

    A legislação eleitoral, o sistema proporcional na representação parlamentar e as regras do quociente eleitoral influenciam a tomada de decisões nos Partidos Políticos, ajudam a definir os caminhos das instituições nas esferas governamentais e são essenciais para a compreensão da política também quando estamos exercendo nosso papel de cidadão e eleitor. Por outro lado, também é importante entender os direitos políticos e a organização da justiça eleitoral previstas na Constituição brasileira.

    Coalizão, emendas, bancadas, lobby e advocacy: o cotidiano "invisível" da Política no Brasil

    Coalizão, emendas, lobby, advocacy, grupos de pressão e bancadas específicas: tudo isso faz parte do cotidiano da política brasileira e precisa ser estudado, sem preconceitos, em busca de uma compreensão integral do atual contexto da política nacional. Essas práticas existem, fazem parte do "jogo político" e pode ser uma parte importante no processo de tomada de decisão nos governos e na produção legislativa brasileira.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rodrigo Estramanho de Almeida

    Sociólogo e psicanalista, é bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política (ESP) e mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é professor e coordenador na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP. É membro do departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autor de Maria das Almas (B4, 2015), A ficção da realidade (Alameda, 2018), entre outros livros, artigos e ensaios.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

    Oficinamunicipal-grid_2

    Leandro Consentino

    Professor Assistente de Sociologia e Política – Insper, Doutorando em Ciência Política USP, Mestre em Ciência Política USP, Bacharel em Relações Internacionais USP. Professor em Cursos Livres de Política na Fundação Mario Covas, Assembléia Legislativa (ILP) e Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Joyce Hellen Luz

    Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela USP, pesquisadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE- Cebrap) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI-USP)

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil