* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • Levar ao cidadão o conteúdo mínimo para a compreensão acerca do papel essencial dos partidos no funcionamento do sistema político e eleitoral.

    Temas:
    Política no Brasil

  • Programa completo

  • Partidos Políticos no Brasil

    Os sistemas partidários brasileiros mudam ao longo das décadas. Do sistema do império até o cenário pós-redemocratização tivemos diversas alterações, sendo uma série delas imposta de forma autoritária. Compreender essa história permite um olhar mais preciso sobre a realidade política do país.

    A ideologia e os partidos políticos – o que é esquerda e direita?

    O espectro esquerda e direita ainda pode, segundo diversos estudos, determinar o comportamento dos partidos. No Brasil, existem interpretações capazes de classificar as principais legendas, mas para tanto é necessário que sejamos capazes de compreender o sentido dessa divisão e as principais divisões no cenário partidário nacional.

    O que são partidos políticos?

    Partidos políticos são organizações que lutam pelo poder em eleições. Entender o que são partidos é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais desse módulo.

    É possível avaliar partidos políticos? Existem métricas?

    Em eleições, partidos se comportam de formas Uma das formas de agir passa pelo estabelecimento de coligações e alianças eleitorais. A dimensão desse universo auxilia na compreensão e na avaliação do comportamento dos partidos numa arena essencial à compreensão dessas organizações: as eleições.

    O que orienta legalmente os Partidos Políticos no Brasil?

    Partidos são orientados por uma série de leis e ordenamentos jurídicos capazes de permitir que compreendamos sua fundação, funcionamento e comportamento. Conhecer as principais leis que orientam os partidos e apontar os limites para suas respectivas ações é tarefa central.

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Humberto Dantas

    Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor coordenador do curso de pós-graduação na FESP-SP, CLP e FIPE-USP. Coordenador dos cursos modulares de Cidadania e Política da Oficina Municipal. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão. Blogueiro do portal Estadão.com.br.

    Noimg-grid_2

    Rodrigo Estramanho de Almeida

    Sociólogo e psicanalista, é bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política (ESP) e mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é professor e coordenador na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP. É membro do departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autor de Maria das Almas (B4, 2015), A ficção da realidade (Alameda, 2018), entre outros livros, artigos e ensaios.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

    Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. É vice-diretor da Oficina Municipal. 

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil