* Todos os campos são obrigatórios

curso

voltar
  • Objetivos do curso

  • - Levar ao cidadão o conteúdo mínimo para a compreensão acerca do papel essencial dos partidos no funcionamento do sistema político e eleitoral.

    - Apresentar o histórico e legislação dos partidos no Brasil.

    - Fornecer instrumentais aos cidadãos que auxiliem a sua escolha e avaliação dos partidos.

    Metodologia:

    Devido a pandemia do novo Coronavírus, essa atividade foi adaptada para uma solução de E-Learning. As transmissões das aulas serão realizadas na Página da Oficina Municipal no Facebook 

    Temas:
    Política no Brasil

  • Programa completo

  • Partidos Políticos no Brasil

    Os sistemas partidários brasileiros mudam ao longo das décadas. Do sistema do império até o cenário pós-redemocratização tivemos diversas alterações, sendo uma série delas imposta de forma autoritária. Compreender essa história permite um olhar mais preciso sobre a realidade política do país.

    O que são Partidos Políticos?

    Partidos políticos são organizações que lutam pelo poder em eleições. Entender o que são partidos é fundamental para a compreensão dos objetivos centrais desse módulo.

    Ideologia e os Partidos Políticos – O Que é Esquerda e Direita?

    O espectro esquerda e direita ainda pode, segundo diversos estudos, determinar o comportamento dos partidos. No Brasil, existem interpretações capazes de classificar as principais legendas, mas para tanto é necessário que sejamos capazes de compreender o sentido dessa divisão e as principais divisões no cenário partidário nacional.

    O que orienta legalmente os partidos políticos no Brasil?

    Partidos são orientados por uma série de leis e ordenamentos jurídicos capazes de permitir que compreendamos sua fundação, funcionamento e comportamento. Conhecer as principais leis que orientam os partidos e apontar os limites para suas respectivas ações é tarefa central.

    É possível avaliar partidos políticos? Existem métricas?

    Em eleições, partidos se comportam de formas Uma das formas de agir passa pelo estabelecimento de coligações e alianças eleitorais. A dimensão desse universo auxilia na compreensão e na avaliação do comportamento dos partidos numa arena essencial à compreensão dessas organizações: as eleições.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Rodrigo Estramanho de Almeida

    Sociólogo e psicanalista, é bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política (ESP) e mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é professor e coordenador na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP. É membro do departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. É autor de Maria das Almas (B4, 2015), A ficção da realidade (Alameda, 2018), entre outros livros, artigos e ensaios.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

    Noimg-grid_2

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi vice-diretor da Oficina Municipal, guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política moderna e contemporânea, política e religião, imaginação e política, formação política, etnicidade e identidades

    Noimg-grid_2

    Lara Mesquista Ramos

    Pesquisadora permanente do CEBRAP, Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente faz o doutorado em Ciência Política no IESP/UERJ. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, desde 2001. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.

    Oficinamunicipal-grid_2

    Bruno Souza da Silva

    Bruno Souza da Silva, Doutorando em Ciência Política na UNICAMP. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, sendo também pesquisador do Laboratório de Política e Governo (LabPol/UNESP). Pesquisador do Grupo de Estudos Legislativos da UNICAMP e do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF). Graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição (Bacharelado e Licenciatura). Diretor do Movimento Voto Consciente (MVC). Professor de cursos de Educação Política em projeto da Fundação Konrad Adenauer Stiftung nas periferias de São Paulo. Docente no Projeto "Parlamento Jovem" no município de Araraquara, parceria entre a UNESP e a Câmara Municipal de Araraquara (2014 e 2015). Sócio e consultor na empresa ARKOS - Educação, Criatividade e Consultoria em Política (2015 e 2016). Colunista político no blog "Legis-Ativo" do Jornal Estadão. Comentarista político em rádios e canais de televisão, sendo que entre 2014 e 2015 foi comentarista semanal da TV Cultura Paulista. Coordenador e docente no Programa de Educação Política da Laticínios Tirolez Ltda. (2018).

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Cidadãos interessados em política, líderes comunitários, políticos e partidários, gestores e servidores públicos, profissionais do terceiro setor, empresários, profissionais liberais, professores e estudantes universitários, jornalistas, assessores políticos, professores secundaristas etc.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil