* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Finanças Municipais: operações de tomada de crédito

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • Este curso de curta duração permitirá a apreciação de alternativas de financiamento de atividades municipais por meio de operações de crédito. Serão explorados I) programas creditícios a municípios e II) o processo de operações de crédito municipal. Relevante informar que o curso não versará propriamente sobre análise de viabilidade de investimentos ou contabilidade pública, embora aspectos destes conteúdos possam perpassar as discussões.

     

     

    Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, esta taxa é solicitada como compromisso do participante inscrito a fim de democratizar e controlar o acesso ao curso sendo que a mesma não será devolvida em caso de desistência. Para dar acesso a um número maior de municípios há um limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s).

    Temas:
    Finanças / Orçamento / Controle

  • Programa completo

  • Programas Creditícios a Municípios: concepção, objetivos, fonte financiadora, características gerais

    Apresentar e discutir o modelo brasileiro de crédito a municípios a partir do refinanciamento de dívidas municipais em 2000, e das bases legais e dos controles sobre a tomada de crédito. Expor um panorama de variados programas governamentais de crédito quanto às suas fontes de financiamento, aos seus objetivos e peculiaridades, às suas oportunidades e aos seus custos financeiros.

    Programas Creditícios a Municípios: concepção, objetivos, fonte financiadora, características gerais

    Descrição

    Operações de Crédito Municipal: o processo de tomada de crédito

    Explicar o manual de pleitos de operações de crédito da STN e, por meio de uma oficina que sirva como um brainstorming do processo de operação de crédito, vislumbrar os interesses de investimento de municipalidades presentes.

    Operações de Crédito Municipal: o processo de tomada de crédito

    Descrição

  • Professores

  • Oficinamunicipal-grid_2

    Antonio Roberto Bono Olenscki

    Graduado em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre e doutor em Administração Pública pela EAESP-FGV. Professor do curso de Administração Pública da Unesp, com projetos e atividades relacionados a planejamento estratégico governamental e em organizações públicas, finanças municipais e elaboração de projetos.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Gestores e assessores públicos municipais, principalmente das áreas estratégicas de finanças e planejamento ou aqueles envolvidos com a formulação de projetos de investimento público, especialmente em infraestrutura.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil