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Arte e Cultura no Município – Aspectos jurídicos, administrativos e educacionais

sob encomenda
  • Objetivos do curso

  • a)    Capacitar os participantes a formatarem parcerias e conhecerem todos os procedimentos, contratos e providências para realizar ações de arte e cultura nos municípios a partir da montagem de uma exposição;

    b)    Abordar os aspectos educativos do trabalho com arte e cultura;

    c)    Elucidar aspectos extremamente básicos de leis de incentivo e captação de recursos;

    d)    Apresentar diretrizes e políticas públicas voltadas à prática artística no país.

    INSCRIÇÃO GRATUITA: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal.

    IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

    Temas:
    Artes

  • Programa completo

  • Patrimônio Cultural

    História, patrimônio e memória; Patrimônio material, imaterial e integral; Desenvolvimento sócio-econômico; Preservação da cultura local; Museus: Case Museu da Maré (RJ) e Museu de Antioquia (Colômbia)

    O Mercado da Arte no Brasil

    Valorização dos Artistas Brasileiros; Avaliação das Obras de Arte: procedência, históricos de transferência e autenticidade; Museus e Instituições Culturais – Formação do Acervo e Fontes de Renda; Fundos de Investimento em Artes; Coleções Particulares

    Aspectos Jurídicos e Administrativos

    Organização de Exposições, Fazendo o Check-List: autorizações, contratos, parcerias, transporte de obras, seguros, doações para acervos; Captação de Exposições e Infraestrutura; Patrocínio e Contrapartida

    Direito Autoral

    Autorizações de Artistas e Herdeiros; Instrumentos Jurídicos – doação e comodato para Museus e Exposições; Lei 9610/98 – A proteção da Obra, direitos morais e patrimônio.

    Aspectos Administrativos e Financeiros

    Criando uma fundação ou associação; Contratos para a realização de parcerias nas exposições de arte; Patrocínios e captação de recursos; Leis de Incentivo; Diretrizes e Políticas Públicas para a formação do acervo;

    Aspectos Educativos

    O trabalho educativo com arte e cultura; Aulas no Museu; Parceria das Escolas; Material Educativo;

    Oficina Prática

    Como montar uma exposição – passo a passo

    Oficina Prática – Continuação

    Como montar uma exposição – passo a passo

  • Professores

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    Andréa Lúcia Nazário Villares

    Professora: Andréa Lúcia Nazário Villares, Advogada graduada pela PUC-SP, LLM na Universidade de Columbia - NY e mestranda em Direito Comercial pela PUC/SP com atuação no Terceiro Setor.

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    Ana Paula de Medeiros Cestari

    Advoga atuante em São Paulo com experiência nas áreas de planejamento patrimonial e sucessório, bem como no mercado de arte. Experiência na Galeria Nara Roesler. Membro do Núcleo Contemporâneo do MAM.

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    Márcia Arcuri

    Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1994), mestre em Estudos Pré-Colombianos pelo Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade de Essex - Inglaterra (1996) e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia / Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (2003).

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    Paula Signorelli

    Gestora e produtora cultural. Desde 2011, é responsável pela área de Relações Institucionais do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde atua também como assessora da Presidência. É responsável pelo contato com instituições culturais, artistas e curadores, para a prospecção da programação do Instituto e desenvolvimento de projetos. Nos últimos 10 anos, atuou em importantes instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu da Imagem e do Som (MIS) e Cinemateca Brasileira, sendo responsável pela formatação e coordenação de projetos culturais, publicação de livros e catálogos de arte, e gestão de equipes de produção e montagem de exposições nacionais e internacionais. Entre os projetos mais representativos onde atuou destacam-se Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (2004-2006), I Bienal de Design – OCA, em São Paulo (2006), I Bienal do Fim do Mundo, Ushuaia, Argentina (2007), além de projetos e exposições nacionais e internacionais de artistas como Amilcar de Castro, Aleijadinho, Rafael França, Charlotte Perriand, Frans Post, Chris Marker, entre outros. Entre 2008 e 2012 foi  professora do curso de pós-graduação em Crítica e Curadoria da PUC, em São Paulo.

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    Júlia Lima

    Aluna do curso Arte: História, Crítica e Curadoria, da PUCSP, e foi aluna do Courtauld Institute of Art, Londres. Em 2011, foi educadora da exposição 'Em Nome dos Artistas', na Fundação Bienal de São Paulo. Atualmente, trabalha como Coordenadora de Projetos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e como assistente de curadoria do curador Paulo Miyada.

  • Coordenadores

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    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Servidores públicos municipais que atuem em Secretarias, departamentos e diretorias de cultura e lazer; Colaboradores e Funcionários de fundações, associações e outras organizações municipais de arte e cultura; Gestores de museus ou outros acervos do patrimônio histórico-cultural dos municípios; Educadores que atuem com arte e cultura em projetos de Prefeituras; Servidores de Câmaras Municipais que atuem diretamente ligados a Comissões Parlamentares, trâmite de leis e projetos de leis ligados à arte e cultura.

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil