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  • Objetivos do curso

  • Objetivos do Curso:

     

    a)    Apresentar os principais conceitos de marketing político e eleitoral;

    b)    Contextualizar a importância estratégica do marketing, principalmente para campanhas eleitorais de vereadores e prefeitos no contexto brasileiro;

    c)    Introduzir as principais práticas, aplicações e ferramentas de marketing político e eleitoral;

    d)    Esclarecer os aspectos legais das campanhas eleitorais a luz da nova legislação brasileira em 2016; 

     

    RESULTADO ESPERADO: Os participantes identificam ferramentas e metodologias para a gestão do trabalho em campanhas eleitorais que se realizarão em 2016 e entendem os principais pontos da nova legislação eleitoral, evitando problemas futuros para as candidaturas de vereadores e prefeitos. 

    Metodologia:

    Aulas expositivas, apresentação de vídeos e materiais de campanha eleitoral.

    Temas:
    Marketing Político

  • Programa completo

  • Opinião Pública

    Conceito de opinião pública como fator essencial para compreensão do comportamento eleitoral; A lógica da formação de opinião acerca do estabelecimento de estratégias fundamentais de marketing político e eleitoral; a lógica da construção de campanhas.

    Introdução ao conceito de marketing político

    Marketing político, estratégias e a lógica da construção de campanhas eleitorais: estratégias e conceitos a partir da visão da Ciência Política

    Marketing Político e Eleitoral – Parte 1

    Importância do marketing político e eleitoral; conceitos de diferença entre marketing político e eleitoral; opinião pública e comportamento eleitoral; avaliação do quadro político e principais lideranças políticas;

    Marketing Político e Eleitoral – Parte 2

    Campanhas 2.0: aplicação na internet e mídias sociais; posicionamento, mobilização e engajamento; perfil do usuário e identificação do público alvo.

    Eleições – Parte I

    Conselho Político; estruturas de campanha e coordenadorias; mapeamento e histórico do voto; pesquisas de opinião

    Eleições – Parte II

    Estratégia, imagem e mensagem; roteiro de campanha; cronograma de campanha; custo e financiamento de campanhas

    Nova Legislação Eleitoral nas Campanhas 2016

    Aspectos básicos; Filiação partidária; Convenções; Número de candidatos; Coligações; Proibições e restrições de propaganda; Tempo total de campanha;

    Prestação de Contas em Campanhas – O principal

    Resoluções do TSE; Arrecadação de Recursos; Comitês Financeiros; Administração Financeira de Campanhas; Recibos Eleitorais; CNPJ da candidatura; Conta Bancária de Campanha; Dívidas de Campanha; Fontes de Arrecadação; Recursos próprios do candidato; Fundo partidário em campanha eleitoral; eventos de arrecadação de fundos; fontes vedadas de arrecadação; Doações; Limite de Gastos; Gastos Eleitorais; Sobras de campanha; Prazos, conteúdos e obrigações na prestação de contas; Análise de contas pela Justiça Eleitoral;

  • Professores

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    Humberto Dantas

    Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor coordenador do curso de pós-graduação na FESP-SP, CLP e FIPE-USP. Coordenador dos cursos modulares de Cidadania e Política da Oficina Municipal. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer e da Oficina Municipal. Comentarista político da Rede Vida de Televisão. Blogueiro do portal Estadão.com.br.

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    Hilton Cesario Fernandes

    Diretor de planejamento da Analítica Consultoria, empresa especializada em pesquisas de opinião e mercado. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É especialista em pesquisas, com passagem por empresas como APPM, Ipsos e Serasa. Desde 2002 tem atuado como pesquisador nas principais campanhas eleitorais brasileiras (Presidência, Governos Estaduais, Prefeituras, Senado e Referendo). É professor visitante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

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    Marcelo Augusto Melo Rosa E Sousa

    dvogado Formado pela PUC SP em 1990, Palestrante, Consultor Jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário, Pós-Graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP, Sócio Diretor da Sociedade de Advogados MELO ROSA E SOUSA ADVOGADOS ASSOCIADOS, Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP - no Curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008), Professor no Curso de Direito Eleitoral ILP/ALESP - Fundação Arcadas (USP) (2010), Professor convidado da Escola do Legislativo de Santa Catarina - no Curso Avançado de Formação Política (2010), Professor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo nos Cursos: Sistemas Eleitorais & de Direito Eleitoral, Professor da Oficina Municipal de São Paulo /Fundação Konrad Adenauer Stiftung - nos Cursos de Formação Política / Cidadania, Estratégias Eleitorais, Marketing Político e Campanhas Eleitorais & Nova Legislação Eleitoral 2016, Professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral da EDP

  • Coordenadores

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    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Prefeitos, vereadores, assessores de comunicação, profissionais envolvidos no planejamento de campanhas eleitorais ou estratégias de comunicação de governos, membros de partidos políticos, conselheiros municipais, representantes da sociedade civil interessados no tema, representantes do terceiro setor, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciência política, ciências sociais, administração pública.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil