
Vigilância Sanitária – Aspectos Jurídicos
sob encomendaCarga Horária: 14h
Local do curso:
Oficina municipal
Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61 - CEP 05421-030 São Paulo SP
Temas:
Meio Ambiente
Planejamento Municipal
-
Objetivos do curso
-
Programa completo
-
Coordenadores
-
Público alvo
Apresenção: O controle dos riscos à saúde requer atenção contínua a fatores que variam conforme as condições locais e suas especificidades. Por essa razão, a descentralização é uma das principais diretrizes do desenho do sistema de saúde no Brasil. No processo de municipalização da política de saúde, a vigilância sanitária figura como uma das atribuições que mais demanda articulação entre União, Estados e Municípios, não apenas para evitar discrepâncias na composição do arcabouço regulatório, mas principalmente para facilitar a cooperação entre os entes federativos na sua aplicação. Nesse contexto, este curso busca contribuir para o gradativo fortalecimento e segurança do instrumental jurídico utilizado na consecução dessas funções institucionais.
Objetivos:
a) Refletir sobre o tema vigilância sanitária e sobre as competências municipais pertinentes à área;
b) Explicar as principais ferramentas e desafios para os gestores municipais que têm a missão de implantar ou gerir serviços de vigilância sanitária nos municípios;
c) Esclarecer dúvidas e apresentar os conceitos básicos sobre a legislação vigente que orienta as práticas da área;
d) Simular atuação da vigilância municipal em casos de risco à saúde e praticar aplicação de normas no encaminhamento de autuações e processos administrativos sanitários.
Temas:
Meio Ambiente
Planejamento Municipal