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Marketing Político e Campanhas Eleitorais


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crédito foto: Mônica Heringer Depraz


Área: Cidadania e Política
Tema: Marketing Político
Carga horária: 14h
Público-alvo: Prefeitos, vereadores, assessores de comunicação, profissionais envolvidos no planejamento de campanhas eleitorais ou estratégias de comunicação de governos, membros de partidos políticos, conselheiros municipais, representantes da sociedade civil interessados no tema, representantes do terceiro setor, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciência política, ciências sociais, administração pública.

Objetivos:

Objetivos do Curso:

 

a)    Apresentar os principais conceitos de marketing político e eleitoral;

b)    Contextualizar a importância estratégica do marketing, principalmente para campanhas eleitorais de vereadores e prefeitos no contexto brasileiro;

c)    Introduzir as principais práticas, aplicações e ferramentas de marketing político e eleitoral;

d)    Esclarecer os aspectos legais das campanhas eleitorais a luz da nova legislação brasileira em 2016; 

 

RESULTADO ESPERADO: Os participantes identificam ferramentas e metodologias para a gestão do trabalho em campanhas eleitorais que se realizarão em 2016 e entendem os principais pontos da nova legislação eleitoral, evitando problemas futuros para as candidaturas de vereadores e prefeitos. 

Orientação e Justificativa:

Uma comunicação eficiente é fundamental para o sucesso na administração pública e nas campanhas eleitorais. A proposta do curso é oferecer uma visão das técnicas utilizadas pelo marketing político e eleitoral, sua utilidade e vantagens, além de mostrar ao administrador público e à população como esta ferramenta tem sido aplicada atualmente. O curso também apresenta a nova legislação eleitoral e seu potencial impacto no jeito de fazer campanhas eleitorais em 2016. 

Metodologia:

Aulas expositivas, apresentação de vídeos e materiais de campanha eleitoral.


programa completo

Opinião Pública

Conceito de opinião pública como fator essencial para compreensão do comportamento eleitoral; A lógica da formação de opinião acerca do estabelecimento de estratégias fundamentais de marketing político e eleitoral; a lógica da construção de campanhas.

Introdução ao conceito de marketing político

Marketing político, estratégias e a lógica da construção de campanhas eleitorais: estratégias e conceitos a partir da visão da Ciência Política

Marketing Político e Eleitoral – Parte 1

Importância do marketing político e eleitoral; conceitos de diferença entre marketing político e eleitoral; opinião pública e comportamento eleitoral; avaliação do quadro político e principais lideranças políticas;

Marketing Político e Eleitoral – Parte 2

Campanhas 2.0: aplicação na internet e mídias sociais; posicionamento, mobilização e engajamento; perfil do usuário e identificação do público alvo.

Eleições – Parte I

Conselho Político; estruturas de campanha e coordenadorias; mapeamento e histórico do voto; pesquisas de opinião

Eleições – Parte II

Estratégia, imagem e mensagem; roteiro de campanha; cronograma de campanha; custo e financiamento de campanhas

Nova Legislação Eleitoral nas Campanhas 2016

Aspectos básicos; Filiação partidária; Convenções; Número de candidatos; Coligações; Proibições e restrições de propaganda; Tempo total de campanha;

Prestação de Contas em Campanhas – O principal

Resoluções do TSE; Arrecadação de Recursos; Comitês Financeiros; Administração Financeira de Campanhas; Recibos Eleitorais; CNPJ da candidatura; Conta Bancária de Campanha; Dívidas de Campanha; Fontes de Arrecadação; Recursos próprios do candidato; Fundo partidário em campanha eleitoral; eventos de arrecadação de fundos; fontes vedadas de arrecadação; Doações; Limite de Gastos; Gastos Eleitorais; Sobras de campanha; Prazos, conteúdos e obrigações na prestação de contas; Análise de contas pela Justiça Eleitoral;

coordenador

Eder Brito

Mestre em Administração Pública (Korea University). Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

professores

Hilton Cesario Fernandes

Professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e ministra cursos de Excel há mais de 20 anos. Graduado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é especialista em pesquisas de opinião e atuou como pesquisador nas principais campanhas eleitorais brasileiras (Presidência, Governos Estaduais, Prefeituras, Senado e Referendo). Em 2010 foi coordenador das pesquisas estratégicas para a campanha presidencial da candidata Marina Silva pelo Partido Verde. Possui experiência em avaliação de governos e serviços, incluindo projetos em Portugal e Venezuela.

Humberto Dantas

Cientista social, com mestrado e doutorado em ciência política pela USP. Pesquisador, pós-doutorando da FGV-SP. Professor universitário desde 1999, com experiência em instituições como Insper, São Camilo, FGV-SP, EACH-USP, FAAP, Anhembi Morumbi entre outras. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP, Economia Brasileira da FIPE-USP e Liderança e Gestão Pública do CLP-Singularidades.

Marcelo Augusto Melo Rosa de Sousa

Advogado formado pela PUC SP em 1990. Palestrante, consultor jurídico em Direito Político, Eleitoral, Parlamentar e Partidário. Pós-graduado em Governo e Poder Legislativo pela UNESP. Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP no curso de Direito Eleitoral, Processual Eleitoral e Partidário (2006 e 2008). Professor convidado da Escola do Parlamento na Câmara Municipal de São Paulo nos cursos Sistemas Eleitorais e Direito Eleitoral. Professor da Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer nos cursos de Cidadania e Política. Professor no curso de Graduação em Direito Eleitoral da EPD – Escola Paulista de Direito. Professor no curso de pós-graduação em Direito Eleitoral da Damásio Educacional. Participação efetiva nas Comissões de Direito Eleitoral da OAB/SP desde 2003. Membro da Comissão de Relações com o Poder Legislativo da OAB desde 2016. Vice-presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB/SO (2006-2009). Extensa participação em Congressos ligados à área do Direito Político, Eleitoral e Partidário.


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