QUEM SOMOS
A Oficina Municipal é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais. A maior parte de nossos alunos são profissionais que trabalham em Prefeituras e Câmaras Municipais e buscam se aperfeiçoar tecnicamente de modo a gerir de modo responsável e competente as suas cidades.
Por meio da educação realizamos também diversas atividades para promover o engajamento dos cidadãos e cidadãs em seus bairros e comunidades e despertar seu interesse para os assuntos políticos locais e nacionais, sobretudo, sobre os problemas da gestão pública municipal.
Numa aliança estratégica com a Fundação Konrad Adenauer a Oficina Municipal tem como objetivo de fundo promover a Democracia e a Justiça no contexto do Estado de Direito.
Acreditamos que os municípios são, por natureza, escolas de civismo e de governo. Por isso escolhemos o nome de Oficina Municipal: um local onde se aprende trabalhando e se trabalha aprendendo.
Temos observado que na esfera local e regional estão surgindo soluções criativas, solidárias e intersetoriais para os problemas sociais, ambientais e econômicos. Muitas iniciativas são fruto da colaboração entre organizações da sociedade civil, empresas, universidades e poder público. Colaborar com estes agentes, públicos e privados, que empreendem transformações positivas no cotidiano das cidades é a nossa vocação.
Visão
Cidadãos e gestores públicos constroem juntos cidades mais humanas.
Missão
Formar cidadãos e servidores públicos para a política e a gestão local.
Princípios
Dignidade da pessoa humana; Bem comum; Subsidiariedade; Solidariedade.
NOSSA EQUIPE
José Mario Brasiliense Carneiro
Formado em Direito (USP), Mestre e Doutor em Administração Pública (EAESP-FGV), com especialização em Política de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Universidade de Economia e Administração de Viena), especialização em Ensino Social Cristão (Pontifícia Universidade Lateranense, Roma), especialização em Gestão de Projetos (PECE-FGV). Foi Assessor de Gabinete da Secretaria de Transportes e Consultor da FUNDAP no Governo do Estado de São Paulo. Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung da qual é Membro do Conselho Editorial. Foi Membro do Conselho do Colégio Santa Cruz e da Associação Educacional Labor. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, Diretor Presidente e Fundador da Oficina Municipal.
Denis Garcia
Graduado em administração de empresas, pós-graduado em administração financeira com MBA em Controladoria e Auditoria, há dezenove anos atuando na área financeira com passagens em empresas privadas e sociedade de economia mista, atuantes nos mercados de serviços, construção civil e saúde. Desde janeiro de 2013 faço parte da equipe da Oficina Municipal.
Eder Brito
Coordenador de Projetos, integra o time da Oficina Municipal desde 2012. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP e também possui Mestrado em Administração Pública pela Korea University (Seul, Coreia do Sul). Pós-graduado em Comunicação Organizacional pela FIAM-SP e Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de uma década na Prefeitura de São Paulo, atuando com políticas públicas de saúde, esportes, lazer e cultura. Foi coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, assessor de comunicação do Estádio do Pacaembu e coordenador de comunicação institucional do Centro Cultural São Paulo.
Raphaella Burti
Graduada em Gestão de Políticas de Públicas, pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), e pós-graduada em Liderança e Gestão Pública (MLG) pelo CLP – Liderança Pública, com módulo internacional na Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford – Inglaterra. Já atuou em ambos os setores – público, privado e terceiro. Neste primeiro, possui mais de 7 anos de experiência, onde atuou nas 2 maiores redes de educação do país: a Estadual e a Municipal de São Paulo, sendo nesta última como Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e da Educação Integral.
Fernando Issao Kawahara
Graduado em História/USP (Bacharelado e Licenciatura) e em Pedagogia/UNG, Mestre pela Faculdade de Educação/USP com pesquisa sobre Didática e Currículo. Com mais de 30 anos de experiências na Educação, já atuou como coordenador pedagógico e diretor de escola, em escolas públicas e privadas, como assessor sobre Gestão Pública em Educação, como formador de Gestores Escolares e de Formadores de Docentes. Também participou da formulação de currículos estaduais e municipais, da elaboração de políticas públicas de educação e da seleção e avaliação de prêmios educacionais.
Lidiane Souza Santos
Mestra em Administração Pública (UFLA) e Bacharela em Administração Pública (UFLA). Atualmente é Analista de Projetos da parceria entre a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer (KAS). Atuou como Gerente de Parcerias na Casa de Transformação Betânia. Atuou no gerenciamento de projetos do “Conectando Causas Comuns”, “Diagnóstico do Sistema Único de Assistência Social e da Vulnerabilidade Social de Lavras-MG” e do “Projeto Técnico Social realizando em um residencial do Minha Casa, Minha Vida em Lavras-MG”. Participou do Núcleo de Extensão “Observatório de Políticas Públicas” e foi Diretora-Presidente da empresa júnior.
Rony Cardoso de Souza
Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Analista de Projetos da Oficina Municipal, no Programa Melhoria da Educação, de iniciativa do Itaú Social.
Com experiência na administração pública estadual e municipal, possui interesse em temas vinculados ao financiamento da educação, gestão orçamentária, federalismo, licitações e contratos e análise de dados.
Samantha Thais Baião Moreira
Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com passagem na Universitat de Lleida (UdL/Espanha) em atividade acadêmica internacional. Desenvolveu e participou de ações de ensino, pesquisa e extensão atuando com o gerenciamento e liderança de equipes, organização de eventos e desenvolvimento de projetos sociais em articulação com lideranças políticas e comunitárias. Experiência com pesquisa ideacional e discursiva na temática da educação para o trabalho. Atuou como Gestora do Cadastro Único para Programas sociais (CadÚnico) e do Programa Auxílio Brasil/Bolsa Família (PAB/PBF) na Secretaria municipal de Assistência Social de Munhoz-MG. Atualmente é Analista de Projetos Sênior na Oficina Municipal junto ao Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE).
Alexandre Paulo Camargo de Oliveira
Gestor de Políticas Públicas pela EACH/USP, pós-graduando em Gestão Social e Políticas Públicas (SENAC/SP). Atualmente é Analista de Projetos da Oficina Municipal no âmbito do Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE). Tem experiência em gestão de projetos no terceiro setor com ênfase em educação política e gestão educacional.
Lilian Francisca Santana de Almeida
Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Sumaré 2015), com especialização MBA em Gestão financeira (UNIP 2020) e Técnica em Recursos Humanos (ETEC Professor Basilides de Godoy 2021).
Atuou 9 anos na área Administrativa Financeira/RH atuando em empresas de médio e grande porte com forte atuação em contas a pagar/receber, folha de pagamento e relacionamento com o colaborador.
Desde maio de 2021 faço parte da equipe da Oficina Municipal atuando na gestão de serviços administrativos, organização de eventos, desde da parte administrativa-operacional até a logística e no RH dando suporte no processo e conferência de folha de pagamento e encargos trabalhistas e execução de toda a rotina de admissão, homologação, rescisão.
Aryane Manfron Serpa Rinaldi
Gestora de Políticas Públicas pela EACH-USP, com experiência no setor público, ex-assessora técnica da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, pesquisadora e entusiasta em cooperação intermunicipal e educação. Atuou como assessora Júnior no PVE Graduados com os municípios de Minas Gerais e atualmente como assistente de projetos no mesmo.
Olívia Dórea
Estudante de Administração Pública da FGV EAESP, é pesquisadora bolsista CNPq – investigando sobre o papel e a influência das primeiras-damas na política de Assistência Social municipal – e trabalhou como estagiária na Assessoria Técnica de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente atua como Estagiária de Projetos da parceria entre a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer (KAS).