Skip links

QUEM SOMOS

A Oficina Municipal é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais. A maior parte de nossos alunos são profissionais que trabalham em Prefeituras e Câmaras Municipais e buscam se aperfeiçoar tecnicamente de modo a gerir de modo responsável e competente as suas cidades.

Por meio da educação realizamos também diversas atividades para promover o engajamento dos cidadãos e cidadãs em seus bairros e comunidades e despertar seu interesse para os assuntos políticos locais e nacionais, sobretudo, sobre os problemas da gestão pública municipal.

Numa aliança estratégica com a Fundação Konrad Adenauer a Oficina Municipal tem como objetivo de fundo promover a Democracia e a Justiça no contexto do Estado de Direito.

Acreditamos que os municípios são, por natureza, escolas de civismo e de governo. Por isso escolhemos o nome de Oficina Municipal: um local onde se aprende trabalhando e se trabalha aprendendo.

Temos observado que na esfera local e regional estão surgindo soluções criativas, solidárias e intersetoriais para os problemas sociais, ambientais e econômicos. Muitas iniciativas são fruto da colaboração entre organizações da sociedade civil, empresas, universidades e poder público. Colaborar com estes agentes, públicos e privados, que empreendem transformações positivas no cotidiano das cidades é a nossa vocação.

Visão

Cidadãos e gestores públicos constroem juntos cidades mais humanas.

Missão

Formar cidadãos e servidores públicos para a política e a gestão local.

Princípios

Dignidade da pessoa humana;
Bem comum;
Subsidiariedade;
Solidariedade.

NOSSA EQUIPE

Fundador e Diretor Presidente

José Mario Brasiliense Carneiro

Coordenador Administrativo e Financeiro

Denis Garcia

Gerente de Projetos

Eder Brito

Coordenadora de Projetos

Raphaella Burti

Coordenador de Projetos

Fernando Issao Kawahara

Analista de Projetos

Lidiane Souza Santos

Analista de projetos

Rony Cardoso de Souza

Analista de Projetos

Samantha Thais Baião Moreira

Analista de Projetos

Alexandre Paulo Camargo de Oliveira

Assistente Administrativo-Financeiro

Lilian Francisca Santana de Almeida

Assistente de Projetos

Aryane Manfron Serpa Rinaldi

Estagiária de Projetos

Olívia Dórea

Fundador e Diretor Presidente

José Mario Brasiliense Carneiro

Formado em Direito (USP), Mestre e Doutor em Administração Pública (EAESP-FGV), com especialização em Política de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Universidade de Economia e Administração de Viena), especialização em Ensino Social Cristão (Pontifícia Universidade Lateranense, Roma), especialização em Gestão de Projetos (PECE-FGV). Foi Assessor de Gabinete da Secretaria de Transportes e Consultor da FUNDAP no Governo do Estado de São Paulo. Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung da qual é Membro do Conselho Editorial. Foi Membro do Conselho do Colégio Santa Cruz e da Associação Educacional Labor. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, Diretor Presidente e Fundador da Oficina Municipal.

Coordenador Administrativo e Financeiro

Denis Garcia

Graduado em administração de empresas, pós-graduado em administração financeira com MBA em Controladoria e Auditoria, há dezenove anos atuando na área financeira com passagens em empresas privadas e sociedade de economia mista, atuantes nos mercados de serviços, construção civil e saúde. Desde janeiro de 2013 faço parte da equipe da Oficina Municipal.

Gerente de Projetos

Eder Brito

Coordenador de Projetos, integra o time da Oficina Municipal desde 2012. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP e também possui Mestrado em Administração Pública pela Korea University (Seul, Coreia do Sul). Pós-graduado em Comunicação Organizacional pela FIAM-SP e Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de uma década na Prefeitura de São Paulo, atuando com políticas públicas de saúde, esportes, lazer e cultura. Foi coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, assessor de comunicação do Estádio do Pacaembu e coordenador de comunicação institucional do Centro Cultural São Paulo.

Coordenadora de Projetos

Raphaella Burti

Graduada em Gestão de Políticas de Públicas, pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), e pós-graduada em Liderança e Gestão Pública (MLG) pelo CLP – Liderança Pública, com módulo internacional na Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford – Inglaterra. Já atuou em ambos os setores – público, privado e terceiro. Neste primeiro, possui mais de 7 anos de experiência, onde atuou nas 2 maiores redes de educação do país: a Estadual e a Municipal de São Paulo, sendo nesta última como Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e da Educação Integral.

Coordenador de Projetos

Fernando Issao Kawahara

Graduado em História/USP (Bacharelado e Licenciatura) e em Pedagogia/UNG, Mestre pela Faculdade de Educação/USP com pesquisa sobre Didática e Currículo. Com mais de 30 anos de experiências na Educação, já atuou como coordenador pedagógico e diretor de escola, em escolas públicas e privadas, como assessor sobre Gestão Pública em Educação, como formador de Gestores Escolares e de Formadores de Docentes. Também participou da formulação de currículos estaduais e municipais, da elaboração de políticas públicas de educação e da seleção e avaliação de prêmios educacionais.

Analista de Projetos

Lidiane Souza Santos

Mestra em Administração Pública (UFLA) e Bacharela em Administração Pública (UFLA). Atualmente é Analista de Projetos da parceria entre a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer (KAS). Atuou como Gerente de Parcerias na Casa de Transformação Betânia. Atuou no gerenciamento de projetos do “Conectando Causas Comuns”, “Diagnóstico do Sistema Único de Assistência Social e da Vulnerabilidade Social de Lavras-MG” e do “Projeto Técnico Social realizando em um residencial do Minha Casa, Minha Vida em Lavras-MG”. Participou do Núcleo de Extensão “Observatório de Políticas Públicas” e foi Diretora-Presidente da empresa júnior.

Analista de projetos

Rony Cardoso de Souza

Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Analista de Projetos da Oficina Municipal, no Programa Melhoria da Educação, de iniciativa do Itaú Social.
Com experiência na administração pública estadual e municipal, possui interesse em temas vinculados ao financiamento da educação, gestão orçamentária, federalismo, licitações e contratos e análise de dados.

Analista de Projetos

Samantha Thais Baião Moreira

Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e Bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com passagem na Universitat de Lleida (UdL/Espanha) em atividade acadêmica internacional. Desenvolveu e participou de ações de ensino, pesquisa e extensão atuando com o gerenciamento e liderança de equipes, organização de eventos e desenvolvimento de projetos sociais em articulação com lideranças políticas e comunitárias. Experiência com pesquisa ideacional e discursiva na temática da educação para o trabalho. Atuou como Gestora do Cadastro Único para Programas sociais (CadÚnico) e do Programa Auxílio Brasil/Bolsa Família (PAB/PBF) na Secretaria municipal de Assistência Social de Munhoz-MG. Atualmente é Analista de Projetos Sênior na Oficina Municipal junto ao Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE).

Analista de Projetos

Alexandre Paulo Camargo de Oliveira

Gestor de Políticas Públicas pela EACH/USP, pós-graduando em Gestão Social e Políticas Públicas (SENAC/SP). Atualmente é Analista de Projetos da Oficina Municipal no âmbito do Programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE). Tem experiência em gestão de projetos no terceiro setor com ênfase em educação política e gestão educacional.

Assistente Administrativo-Financeiro

Lilian Francisca Santana de Almeida

Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Sumaré 2015), com especialização MBA em Gestão financeira (UNIP 2020) e Técnica em Recursos Humanos (ETEC Professor Basilides de Godoy 2021).
Atuou 9 anos na área Administrativa Financeira/RH atuando em empresas de médio e grande porte com forte atuação em contas a pagar/receber, folha de pagamento e relacionamento com o colaborador.
Desde maio de 2021 faço parte da equipe da Oficina Municipal atuando na gestão de serviços administrativos, organização de eventos, desde da parte administrativa-operacional até a logística e no RH dando suporte no processo e conferência de folha de pagamento e encargos trabalhistas e execução de toda a rotina de admissão, homologação, rescisão.

Assistente de Projetos

Aryane Manfron Serpa Rinaldi

Gestora de Políticas Públicas pela EACH-USP, com experiência no setor público, ex-assessora técnica da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, pesquisadora e entusiasta em cooperação intermunicipal e educação. Atuou como assessora Júnior no PVE Graduados com os municípios de Minas Gerais e atualmente como assistente de projetos no mesmo.

Estagiária de Projetos

Olívia Dórea

Estudante de Administração Pública da FGV EAESP, é pesquisadora bolsista CNPq – investigando sobre o papel e a influência das primeiras-damas na política de Assistência Social municipal – e trabalhou como estagiária na Assessoria Técnica de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Atualmente atua como Estagiária de Projetos da parceria entre a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer (KAS).