Oficina Municipal (OM) e Fundação Konrad Adenauer (KAS) vão à Fortaleza como convidadas para o “III Seminário Ceará Um Só”
No mês de dezembro de 2024, Oficina Municipal (OM) e Fundação Konrad Adenauer (KAS) foram convidadas a participar pela primeira vez do “III Seminário Ceará Um Só”, realizado na cidade de Fortaleza-CE. Este é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que busca integrar e alinhar as ações de suas diversas secretarias e órgãos, promovendo uma visão compartilhada de governança pública.
O evento é uma plataforma estratégica para discutir e implementar políticas que considerem as necessidades regionais e os desafios socioeconômicos específicos do estado, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. Para os servidores da área tributária, esse seminário é essencial, pois oferece capacitações e promove trocas de conhecimento sobre temas fundamentais, como a autonomia financeira municipal e a eficiência na arrecadação de tributos, fortalecendo suas competências e, assim, aprimorando a capacidade de gestão pública em nível local.
Frente a isso, na manhã do primeiro dia do III Seminário Ceará Um Só, o Gerente de Projetos da Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública de São Paulo, Eder Brito, abordou a “Governança Regional Fiscal: Câmaras Técnicas Tributárias em Consórcios Intermunicipais”. O intuito da palestra foi apresentar a parceria entre OM e KAS e, também, explicar o que são consórcios públicos intermunicipais e Câmaras Técnicas Tributárias.
A presença da OM no seminário amplia o alcance das práticas colaborativas e reforça o compromisso com a descentralização, garantindo que as políticas de arrecadação sejam implementadas de forma integrada entre diferentes municípios.