Skip links

Oficina Municipal retoma os trabalhos da Escola de Cidadania e Governança Pública, iniciativa de capacitação cidadã pioneira no país

Ao longo dos anos de 2022 e 2023, a Oficina Municipal coordenou o então Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Pompeia-SP, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), com apoio da Prefeitura de Pompeia. Com mais de 100 horas e mais de 100 alunos formados, o programa foi um sucesso! Por isso, com o intuito de dar continuidade à formação de cidadãos, entre 2024 e 2025 uma nova turma está participando da “Escola de Cidadania e Governança Pública” – nome reformulado do antigo Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Pompeia.

Trata-se de calendário exclusivo para os cidadãos da cidade de Pompeia e, também, de municípios vizinhos, construído a partir de ações da sociedade civil organizada, em parceria com a iniciativa privada e com o terceiro setor nesse pequeno município do interior paulista. O curso faz parte de uma série de projetos que visam o fortalecimento da participação política no município, com vistas ao centenário de Pompeia em 2038. Todo o trabalho foi estruturado a partir de uma coalizão chamada Pompeia Visão 2038, um grupo da sociedade civil que quer ajudar a transformar Pompeia no melhor município de pequeno porte do país para se viver.

Nesse contexto, no dia 11 de fevereiro de 2025, a Professora Andrea Pineda ministrou uma aula sobre “Hibridismo Institucional: sociedade civil e empresas como parceiras do governo local”. No encontro, foram abordados temas como: as organizações da sociedade civil como coordenadoras de ações de impacto público; o investimento social privado como ferramenta de apoio ao desenvolvimento comunitário e incentivo ao desenvolvimento de lideranças sociais e organizações da sociedade civil; sociedade civil e iniciativa privada atuando como parceiros dos governos locais no fortalecimento das vocações e potenciais de um território e a importância de enxergar, compreender e desenvolver redes de colaboração onde empresas, governo local e sociedade civil são parceiros (e não antagonistas) no cuidado e na sustentabilidade de territórios.

Enviar comentário