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Municípios discutem transição de gestão e educação em encontro promovido pela Oficina Municipal

Com participação do professor Fernando Coelho (USP), evento remoto reuniu lideranças locais para debater planejamento, continuidade de políticas e os desafios do início de mandato.

No dia 27 de março, a Oficina Municipal realizou um encontro remoto voltado a gestores públicos municipais para debater os desafios e as oportunidades da transição de governo no contexto da educação pública. A atividade, promovida no âmbito do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), contou com a participação do professor Fernando Coelho, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional em temas como planejamento governamental e gestão estratégica.

Destinado a dirigentes municipais de educação, prefeitos e equipes técnicas, o encontro teve como objetivo oferecer um panorama prático e conceitual sobre o processo de transição de governo e sua relevância para o início de uma gestão pública eficiente, especialmente nas áreas estratégicas como a educação.

Durante a exposição, Fernando Coelho apresentou os três principais tipos de transição: de mandato (reeleição), de gestão (mudança dentro do mesmo grupo político) e de poder (alternância entre grupos ou partidos). Independentemente do tipo, ele destacou que o período de transição é determinante para os primeiros 100 dias de governo, quando se consolida a imagem da nova gestão e se iniciam ações que influenciarão o planejamento estratégico para os próximos quatro anos.

O professor também abordou o papel do Plano Plurianual (PPA) como elo entre diferentes mandatos e defendeu uma cultura de planejamento que supere a lógica da urgência, incentivando a visão de médio e longo prazo. No caso da educação, esse olhar inclui a revisão de contratos, a análise da infraestrutura, o mapeamento de programas e convênios, além do levantamento de dados sobre pessoal e cobertura de serviços.

Entre os destaques do encontro, foram apresentadas orientações práticas para o início de mandato, como o fortalecimento do uso de dados e evidências, a revisão das prioridades com base em relevância (e não apenas urgência) e a criação de comissões internas de planejamento estratégico.

A Oficina Municipal reafirma, com esse encontro, seu compromisso com a qualificação de lideranças públicas e a construção de políticas educacionais sólidas e sustentáveis. O momento da transição de gestão é uma oportunidade decisiva para organizar prioridades, planejar com base em dados e garantir que as ações da administração municipal estejam alinhadas com os desafios reais dos territórios.

Sobre o PVE Graduados

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresas do Grupo Votorantim. Criado em 2008, passou a contar, desde 2022, com a parceria técnica da Oficina Municipal para a implementação da modalidade Graduados.

A metodologia do PVE Graduados é organizada em quatro ciclos anuais: um online e três presenciais. Atualmente, o programa está presente em 28 municípios, distribuídos por 11 estados do Brasil.

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