* Todos os campos são obrigatórios

Fique por dentro dos cursos e eventos realizados pela Oficina Municipal!

curso

voltar
Oficinamunicipal-grid_6

Oficina de Grêmios

investimento:

gratuito

inscrições até 27.10.2020
  • Objetivos do curso

    1. Fortalecer a gestão democrática da educação nas redes pública e privada de ensino, por meio do fomento aos grêmios estudantis;
    2. Capacitar os profissionais da educação para a atuação e fortalecimento dos grêmios estudantis
    3. Auxiliar as lideranças estudantis no exercício efetivo da cidadania, por meio do engajamento na comunidade escolar;
    4. Discutir o papel dos grêmios na gestão democrática cotidiana da educação e nos espaços públicos das cidades que circundam e interagem com a escola;
    5. Fomentar o pensamento crítico a respeito de processos políticos como a elaboração de projetos de lei, advocacy, gestão de políticas públicas e eleições;

    Metodologia:

    Devido a pandemia do novo Coronavírus, essa atividade foi adaptada para uma solução de E-Learning. As aulas são transmitidas na plataforma Zoom. A equipe da Oficina Municipal atua como mediadora, controlando os momentos de aula expositiva dialogada pelos especialistas convidados e a participação dos inscritos, via chat, utilizando-se de linguagem escrita para interação com eles. A metodologia também contempla momentos de participação e construção coletiva nas breakout rooms do aplicativo Zoom, dando espaço, vez e voz para todos os participantes nos exercícios.

    Temas:
    Educação Política

  • Programa completo

  • Introdução

    29.09.2020, 17:00-19:00

    Professor: Eder Brito

    - Apresentação do Programa - Exibição do Filme “Eleições”

    O que é a cidade e o que eu e os Grêmios temos a ver com isso?

    01.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Formiga-me

    - Quem somos: conheça o Formiga-me e as “formigas” - Quem são vocês: dados de perfil e contexto dos participantes do curso - Onde eu tô? Para onde eu vou? O que é cidade e como a gente se relaciona com os espaços públicos? - Cidade e escola: o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! - Quais são os problemas e soluções na cidade para você?

    O que você pode fazer na cidade?

    06.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Formiga-me

    O que você mudaria na cidade? Quais são os principais desafios do espaço público? Iniciativas que transformam a cidade com pequenas ações. Como fazer projetos na cidade: orientações e dicas para criar iniciativas em espaços públicos

    A cidade que queremos

    08.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Formiga-me

    Mão-na-massa: vamos pensar juntos em ações para resolver os problemas da cidade? Apresentação e discussão de iniciativas criadas pelo grupo para transformar a cidade.

    Jogo das Torcidas

    13.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Be-a-bá do Cidadão

    Apresentação da Associação Bê-a-bá do Cidadão. Jogo das Torcidas: jogo que aborda a organização do Poder Público (Legislativo, Executivo e Judiciário), com enfoque em seus papéis, atribuições e relações com o cidadão.

    Jogo das Eleições

    15.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Be-a-bá do Cidadão

    Dinâmica na qual os participantes aprendem e refletem sobre o processo eleitoral brasileiro, sobre o papel dos cidadãos como eleitores e participantes da democracia participativa brasileira e sobre o papel de nossos representantes. Você conhece nossa Constituição? Qual a relação entre a representatividade de nossa democracia com a representatividade do grêmio? Como funcionam as eleições? Quais atores existem nesse fazer política dentro da escola?

    Jogo do Poder

    20.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: Be-a-bá do Cidadão

    Jogo no qual os participantes ocupam os papéis de diversos atores da sociedade (prefeito, vereador, associação de bairro, ministério público, imprensa etc.), para solução de problema comum ao cotidiano destes atores e na defesa de direitos e interesses legítimos, mas conflitantes. O principal objetivo desta atividade será estimular a reflexão e avaliação crítica de situações complexas; incentivar a criatividade; aprimorar, ao mesmo tempo em que promove, o exercício da interdisciplinaridade, do trabalho colaborativo, da negociação e do consenso; e capacitar os participantes a reestruturar o conhecimento de diversas maneiras diante das experiências vivenciadas no Jogo, o que pode ser aplicado no dia a dia da escola? Quais atores sociais estão presentes na escola? Quais interesses, direitos e deveres estão em jogo?

    Três Poderes e o Poder Legislativo: por que os Grêmios precisam saber disso?

    22.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: João Vitor Moreira de Almeida

    Apresentação 3Palitos; diferença entre os três poderes; Identificação de outros atores do poder, ou seja, o equilíbrio transcende a política institucional; Papel do Poder Legislativo: função, estrutura e atores conectar com o momento atual Eleição para o legislativo.

    Como identificar problemas concretos e propor políticas públicas?

    27.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: João Vitor Moreira de Almeida

    - Debate: identificação de problemas concretos para propormos políticas públicas - Passo a passo do advocacy - Tá, tenho a ideia, a solução, mas como posso contribuir? - O que é um projeto de lei; quem pode escrever um Projeto de Lei; - Audiência pública (online e off-line); - Identificação de atores sociais (empresas, jornalista, grupos da sociedade civil, legisladores, CPFs, academia, especialistas, lideranças comunitárias); - Estratégia de comunicação (petição online, mídias sociais). - Discussão em pequenos grupos e debate com todos participantes para a troca de ideias

    Mão na massa: elaborando um projeto de advocacy

    29.10.2020, 17:00-19:00

    Professor: João Vitor Moreira de Almeida

    - Processo interno no legislativo - Entender os trâmites do processo legislativo para criar uma política pública; - Formas de participação pública neste processo; - Como podemos nos envolver nesse processo?; - Relator, audiência pública, sugestão de Projeto de Lei; - A influência de alguns atores: presidente do legislativo e sociais etc. - Elaboração do projeto de advocacy - Discussão em pequenos grupos e debate com todos os participantes para a troca de ideias.

  • Professores

  • Noimg-grid_2

    Be-a-bá do Cidadão

    Fundada em 2004 a ONG Be-a-bá do Cidadão busca promover e disseminar o conhecimento de direitos e deveres por meio de metodologias participativas para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Todos os seus projetos tem como bases três pilares: sensibilização, informação e ação.

    Noimg-grid_2

    João Vitor Moreira de Almeida

    Organizações da sociedade civil especializada em promover e disseminar o conhecimento de direitos políticos, a relação das pessoas com as cidades e o processo legislativo. Utiliza metodologias participativas, atividades lúdicas, jogos e outras estratégias que tornam a formação cidadã mais divertida.


    O 3Palitos quer apontar caminhos de participação política para que todas as pessoas possam se apropriar da política institucional e buscar os seus direitos.
    Noimg-grid_2

    Formiga-me

    Organização da sociedade civil especializadas em promover e disseminar o conhecimento de direitos políticos, a relação das pessoas com as cidades e o processo legislativo. Utiliza metodologias participativas, atividades lúdicas, jogos e outras estratégias que tornam a formação cidadã mais divertida

    (for.mi.gar-se)  verbo transformativo. 1. sensação de formigamento que faz a gente se mexer para sair de uma posição (des) confortável; 2. colocar a mão na massa para mudar e resolver problemas; 3. ato de incorporar o comportamento das formigas, que são colaborativas e cooperativas, organizadas, resilientes e persistentes. 4. trabalho do Formiga-me, que junta todas as definições anteriores.

  • Coordenadores

  • Noimg-grid_2

    Eder Brito

    Mestre em Administração Pública (Korea  University); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional. Coordenador de Projetos da Oficina Municipal.

  • Público alvo

  • Professores e Profissionais de educação das redes pública e privada que atuam na interlocução dos Grêmios Estudantis

  • Parceiros

  • Fundação Konrad Adenauer, Be-A-Bá do Cidadão, 3Palitos e Formiga-Me

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil