* Todos os campos são obrigatórios

Fundação Konrad Adenauer

A parceria entre a FKA e a OM iniciou-se em 2002 com o objetivo geral de fortalecer a política municipal por meio da formação humana e da capacitação técnica, com atividades gratuitas.

Atualmente um dos focos da parceria é oferecer atividades para políticos, gestores públicos e representantes da sociedade civil interessados em melhor conhecer as instituições democráticas do Estado de Direito.

A parceria toma como base os valores democrata-cristãos e busca contribuir para que eles sejam aplicados na prática.

Outras ações da parceria buscam colaborar com o processo de descentralização e regionalização iniciados com a Constituição Federal brasileira de 1988.

· Eixos temáticos:

1. Cidadania e Política – Cursos de formação política básica que não exigem nenhuma formação prévia dos alunos. Os cursos tratam de temas como sistema eleitoral, partidos políticos, instituições públicas e papel dos governos federal, estadual e municipal, entre outros. Os cursos tem curta duração para atender aos cidadãos e cidadãs que querem entender melhor a política brasileira.

2. Oficinas Paulistanas e Prosas Políticas – Seminários com 2 ou 3 horas de duração, voltados ao diálogo sobre temas políticos atuais de alcance municipal e nacional. Especialistas convidados traduzem numa linguagem acessível para leigos os temas polêmicos tratados na mídia que merecem um maior aprofundamento ou esclarecimento.

3. Municipalização e Autonomia Municipal – Cursos que tratam de políticas públicas locais e apontam caminhos para tornar os municípios mais autônomos e capazes de realizar uma boa gestão. Os cursos se diferenciam pelos professores que são oriundos das melhores faculdades de administração pública ou de governos locais que se destacaram por boas práticas na gestão pública.

4. Consórcios Intermunicipais e Governança Metropolitana – Os problemas das regiões do interior do estado, e das regiões metropolitanas, precisam ser tratados de forma integral por vários municípios e, as vezes, em conjunto com os governos estadual e federal. Para isso os gestores municipais devem ser formados com uma perspectiva que vai além da sua cidade pois os problemas extrapolam as fronteiras do seu município. Os cursos aqui tratam de temas como educação, saúde, turismo, meio ambiente, assistência social, todos eles abordados numa perspectiva regional, visando também fortalecer as estruturas das câmaras técnicas especializadas nestes temas dentro dos consórcios.

5. Princípios para Ação Social e Política – Cursos de formação básica em filosofia e antropologia, que não exigem nenhuma formação prévia dos alunos. Os cursos tratam de temas como a pessoa humana na comunidade, ética na economia e na política, ecologia e ciência, cultura e arte, entre outros. Os cursos tem curta duração para atender as pessoas que querem se aprofundar um pouco mais no pensamento humanista e conhecer os princípios básicos do ensino social cristão.

6. Formação Política para Católicos – Cursos para leigos sobre aspectos essências da doutrina social da igreja. Com uma abordagem antropológica, filosófica e teológica, oferecem também análises de problemas contemporâneos do campo da política e da economia.


INSCREVA-SE

- Publicações

Sistematização de resultados e produtos

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil