* Todos os campos são obrigatórios

equipe

É formada por pessoas que se identificam com a Missão da instituição e trabalham animadas pelo espírito de colaboração e serviço. O cuidado com as relações humanas e com os processos de ensino-aprendizado marcam o cotidiano dos colaboradores permanentes, professores, alunos e parceiros. Com formações universitárias complementares e percursos profissionais variados a equipe da Oficina Municipal busca compartilhar novos saberes e experimentar níveis mais elevados de consciência cívica. Conheça um pouco mais sobre nossa equipe interna, coordenadores de área, conselheiros e associados nas barras acima.

  • Equipe oficina municipal

  • José Mario Brasiliense Carneiro
    Fundador e Diretor-Presidente

    Possui graduação em Direito pela USP, mestrado em Administração Pública pela FGV-SP e doutorado em Administração de Empresas pela mesma FGV-SP. Tem pós-graduação em Gestão de Projetos (PECE-FGV), Program of International Management - PIM (WU-Wien) e Teologia (PUL-Roma). Foi Senior Trainee da UNIDO (Viena) e Consultor do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Planejamento, Secretaria de Transportes e FUNDAP). Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer. Em 2002 fundou a Oficina Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública (OSCIP) que trabalha em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, Fundação Itaú Social, Instituto Arcor e Instituto C&A. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais desde 2007.

    Gustavo Adolfo Pedrosa Daltro Santos
    Vice-Diretor Presidente

    Doutorado em Teoria Política pela Catholic University of America (2013), mestrado em Teoria Política pela Catholic University of America (2009), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente desempenha a função de gerente de programas na Oficina Municipal. Foi guest scholar (pesquisador convidado) no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, South Bend, IN e coordenador de projetos na área de formação política para a Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política moderna e contemporânea, política e religião, imaginação e política, formação política, etnicidade e identidades

    Mônica Ulson Brandão
    Gerente Pedagógica

    Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também graduou-se em Pedagogia. Foi professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, Professora-Tutora do PEC-Municípios II, pela PUC-SP, Diretora Pedagógica de escola de Ensino Técnico da Rede Particular do Município de São Paulo e professora do Ensino Técnico em escola da rede particular de São Paulo e no SENAC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado na educação, experiência perceptual, produção de conhecimento, práticas educativas, arte-criação, andragogia, formação de gestores e mediação de diálogos.

    Eder Brito
    Coordenador de Projetos

    Mestre em Administração Pública Local pela Korea University (Coreia do Sul, 2012). Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), especialista pós-graduado em Comunicação Organizacional pela FIAM-FAAM-FMU (2010). Atuou por 14 anos na Prefeitura de São Paulo, com passagens pelas Secretarias de Saúde, Cultura, Esportes e Lazer nas áreas de planejamento, informação e comunicação. Foi coordenador de comunicação da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, assessor de comunicação do Estádio do Pacaembu e coordenador de comunicação institucional do Centro Cultural São Paulo. Desde 2012 coordena os programas da Oficina Municipal em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung).

    Ricardo Ernesto Balvocius
    Analista Administrativo

    Assessor de Planejamento e Gestão na Oficina Municipal. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie-SP, Especialista em Administração de Organizações do Terceiro Setor pela FGV-SP e em Gestão Ambiental pelo SENAC São Paulo. Contribuição em planejamento, gestão de processos, mobilização de recursos e gestão de projetos em diversas organizações da sociedade civil.

    Denis Garcia
    Analista Financeiro

    Graduado em administração, pós-graduado em administração financeira e cursando MBA em Controladoria e Auditoria, a quatorze anos atuando na área financeira com passagens em empresas privadas e sociedade de economia mista, atuantes nos mercados de serviços, construção civil e saúde. Desde janeiro de 2013 faço parte da equipe da Oficina Municipal.

    Cleuza da Cruz Fischer
    Assistente Secretaria Escolar e Logistica

    Graduada em Letras (Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas). Experiência como secretária executiva em empresas multinacionais alemãs e Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão. Moradia de 7 anos na Alemanha, onde trabalhou dois anos na Empresa Siemens AG no departamento de Recursos Humanos- Expatriados.

    Renato Brizzi
    Analista de Projetos

    Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP e mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Foi consultor da FUNDAP, professor-pesquisador nos cursos de administração de empresas e administração pública da UFSC e professor do Centro de Referência em Gestão Pública – ETEC/CEPAM. Desde 2015 atua na Oficina Municipal com a implementação do Programa Melhoria da Educação no Município.

    Raphael Borella Pereira da Silva
    Assistente de Projetos

    Bacharel em Administração Pública pela FCL,UNESP e Mestre em Gestão de Políticas Públicas EACH,USP. Atualmente realiza pesquisa na área de Planejamento Estratégico Governamental em Municípios, é membro da Rede de Fellows da Escola de Políticas Públicas – EPP e do Laboratório de Gestão Governamental da EACH-USP. Durante a graduação participou efetivamente do Centro Acadêmico (Diretor Acadêmico em 2013 e Presidente em 2014); Projeto Rondon (Operação Guararapes – 2014) e UNIcidade (Município de Socorro, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – 2015); foi membro da Bateria Universitária (2012,2013 e 2014).

    Pedro Murgel
    Assistente de Projetos

    Bacharel em Administração Pública pela FGV/EAESP. Fundador do Cursinho FGV, primeiro cursinho popular da FGV-EAESP, voltado à alunos e alunas da rede pública interessados em ingressar no ensino superior. Durante a graduação realizou diversas pesquisas de campo, destaque para a experiência internacional de pesquisa em perspectiva comparada entre a formação de professores no Brasil e em Cuba (Imersão Sul-Sul – janeiro de 2016).

    Victoria Mendes Scalli
    Assistente de Projetos

    Bacharel em Administração Pública com ênfase em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Intercâmbio língua inglesa, Inglaterra (2015). Intercâmbio cultural na Universidad de los Andes, Colômbia (2016). Estágio voluntário em marketing digital na Aporé (2016). Imersão Profissional Federal no Ministério das Cidades para estudo e análise do PAC Saneamento (2015). Imersão Profissional Local em Camaçari-BA para o estudo na Secretaria de Assistência Social (2016). Imersão Sul-Sul na Cidade do México-MX para estudo sobre política pública sobre gênero.

    Renata Greco
    Estagiária

    Estudante de Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) (Ago/14 a Dez/18). Intercâmbio de Língua Inglesa na University of Kent (Jul/12). E curso de Business Strategy & Marketing Management na CUOA Business School, Itália: (Jul/18). Na universidade realizou uma residência em Pesquisa pelo CEAPG com foco para os Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina e residência em Pesquisa pelo CEAPG: Análise dos efeitos do Programa Bolsa Família nas famílias que receberam o benefício continuamente e identificar as principais mudanças na vida de seus membros. Imersão Profissional Federal na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) para estudo e análise do programa de Cotas Raciais (2016). Imersão Profissional Local em Belo Horizonte para estudo sobre Assistência Social (2016). Imersão Sul-Sul no Peru para estudo sobre o turismo e patrimônio histórico (2018).

    Luisa Giannini
    Estagiária

    Estudante de Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) (Jan/15 a Dez/19). Participante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas (Fev/16 a Jul/17). Líder e participante da organização internacional CISV (desde 2009). Imersão Profissional Federal no Ministério da Integração Nacional para estudo e análise do Programa Água para Todos e programa de Integração do Rio São Francisco (2017). Imersão Profissional Local em Caxambu - Minas Gerais na Secretaria Municipal de Educação para análise da rede educacional municipal (2018).

    Clara Medeiros
    Estagiária

    Estudante de Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) (Jan/15 a Jul/19). Intercâmbio de seis meses para a Universidade de Maastricht, Holanda (2017). Monitoria de Inglês no Cursinho FGV (2015 e 2016). Imersão Sul-Sul no Paraguai para estudo de cooperação fronteiriça entre Paraguai, Brasil e Argentina (2018). Imersão Profissional Local em Paraty para estudar a Secretaria de Cultura. (2017). Imersão Federal em Brasília para estudar o Ministério de Minas e Energia (2016). Curso de História da Arte no Museu de Arte Contemporânea (2014). Programa de Aprofundamento de Inglês em Cambridge, Inglaterra (2013).

    Alicia Freijo Rodriguez
    Gerente de Área Temática - Educação

    Licenciatura em História (Universidade Católica de Santos), Pedagoga (UNICAMP), Pós-Graduada em Gerência de Cidades pela FAAP, especialista em educação e recursos humanos pela UNIFRAN, ex-vereadora de Itanhaém e ex-delegada de ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Oficina Municipal

Rua Padre Garcia Velho, 73 cj 61/64
05421-030, Pinheiros
São Paulo/SP Brasil