Skip links

Educação, Solidariedade E Cooperação: Protocolos Regionais De Retomada Das Aulas No Vale Do Ribeira E Litoral Sul

Esta publicação é um trabalho em conjunto das Secretarias Municipais de Educação do Vale do Ribeira e Litoral Sul, unidas na Câmara Técnica de Educação do consórcio CODIVAR.

Os gestores e gestoras fizeram um trabalho coletivo para formalizar protocolos de retomada das aulas, observando principalmente os aspectos pedagógicos que serão desafios conforme os calendários vão tentando retomar a normalidade pós-pandemia. Os treinamentos das equipes focou na elaboração de processos que refletissem a real necessidade de segurança sanitária e epidemiológica para a reocupação das escolas.

A Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer apoiaram a iniciativa com assessoria técnica para construção desses documentos, sob coordenação técnica das professoras Maria Regina Passos e Maria Dolores Fariña.

Esperamos que esses protocolos possam ser mais um isntrumento de fortalecimento da governança regional no Vale do Ribeira, servindo também de inspiração e de material de consulta para outras regiões do Estado de São Paulo e do país.