Skip links

Mobilidade Urbana: Desafios De Caminhar Nas Cidades

Políticas públicas são naturalmente complexas, mas as ações governamentais de mobilidade urbana conseguem ser ainda mais desafiadoras do que outras áreas. Precisam pensar na eficiência da prestação de serviços de transporte coletivo, desenho viário das cidades, segurança no deslocamento das pessoas, equidade no uso do espaço público e também a integração com políticas de habitação, trabalho, renda e outras diretrizes urbanísticas. A figura do pedestre é outro elemento complexificador. Aparentemente é preterida, em especial nas políticas de grandes cidades e regiões metropolitanas, onde o transporte individual motorizado e as grandes ações de transporte coletivo deixam o pedestrianismo para trás na lista de prioridades.

A Oficina Municipal convidou dois especialistas da área da Mobilidade Urbana com foco nos pedestres para trazer novas reflexões e iniciativas sobre os desafios de Andar a Pé nas cidades. O Professor Mauro Calliari faz uma breve síntese da evolução dos modais de transporte na cidade e analisa o aumento da Caminhabilidade como parte do processo de reapropriação da cidade pelos pedestres. Por sua vez, Sílvia Stuchi, Diretora do Instituto Corrida Amiga, apresenta duas importantes iniciativas para o fortalecimento e aumento da segurança do ato de andar a pé para realizar deslocamentos, seja para grandes ou pequenas distâncias, ações públicas que ajudam a priorizar o pedestrianismo e a caminhabilidade, em especial nos grandes centros urbanos

Essa publicação é fruto da parceria da Oficina Municipal com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), fundação política alemã. A parceria KAS-OM oferece atividades e publicações que difundem aspectos essenciais do Estado de Direito, cidadania e dos processos democráticos no Brasil, com base nos valores democrata-cristãos.

Boa Leitura!