Skip links

Gestão Da Educação Em Municípios E Consórcios

O veloz desenvolvimento tecnológico e a inclusão digital no Brasil trouxeram ganhos para o exercício da cidadania e da democracia no país. Em contrapartida, aumentou demais a circulação de conteúdos noticiosos falsos, oriundos de fontes não confiáveis ou não oficiais. A desinformação é extremamente prejudicial para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento da democracia, ela afeta a credibilidade e confiança dos nossos representes e instituições, além de contribuir para o aumento da polarização na sociedade brasileira.

A partir das reflexões trazidas pelos professores no curso“Desafios da Política no Brasil: Democracia e Desinformação” do programa Cidadania e Política. A Oficina Municipal convidou três especialistas nas áreas do jornalismo, direito e tecnologia para apresentar suas considerações acerca dos novos desafios enfrentados pela democracia e pelo jornalismo em decorrência da polarização gerada pelas redes sociais e pelo fenômeno da desinformação. O jornalista Marcelo Träsel aborda o jornalismo como uma forma de proteção da democracia. O professor Eugênio Bucci reflete sobre a importância do jornalismo idôneo em tempos de pandemia. Por sua vez, a pesquisadora Heloísa Massaro discute propostas para a regulação e combate da desinformação.

Essa publicação é fruto da parceria da Oficina Municipal com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), fundação política alemã. A parceria KAS-OM oferece atividades e publicações que difundem aspectos essenciais do Estado de Direito, cidadania e dos processos democráticos no Brasil, com base nos valores democrata-cristãos.

Boa Leitura!