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Gestão Da Educação Municipal Em Tempos De Pandemia

A Escola pública Municipal é um dos locais mais simbólicos da relação entre as Prefeituras e suas comunidades. Muitas vezes é uma das portas de entrada dos cidadãos na relação com outras políticas públicas e certamente é um canal de diálogo com as famílias e comunidades. Com a suspensão das atividades escolares em todo país, causada pela pandemia do coronavírus, a escola enfrenta desafios novos e complexos, para o qual nem todos os gestores e professores estão preparados. Secretarias municipais de educação em todos o país discutem alternativas para conseguir cumprir o calendário escolar em 2020.

A Oficina Municipal convidou dois especialistas da educação, para ajudar a construir um rol de orientações básicas, que ajude a guiar os primeiros passos de gestores, secretários e professores, nesse complexo percurso. A professora Maria Regina Passos ajuda a avaliar os impactos da pandemia na implementação da BNCC – Base Nacional Curricular Comum – e no cotidiano escolar. Quais competências previstas na BNCC estão mais prejudicadas agora e serão um desafio maior no futuro, conforme retomarmos as aulas presenciais? O professor Sílvio Graboski ajuda a enumerar desafios legais e os cuidados que as Escolas e as Secretarias Municipais terão de enfrentar depois da retomada das aulas, apontando caminhos para futuras portarias e decretos municipais que disciplinem o novo calendário escolar pós-pandemia.

Essa publicação é fruto da parceria da Oficina Municipal com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), fundação política alemã. A parceria KAS-OM oferece atividades e publicações que difundem aspectos essenciais do Estado de Direito e dos processos democráticos no Brasil, com base nos valores democrata-cristãos.

Boa Leitura!